Tenho a certeza que Notre Dame ardeu...
Com que então, um dos monumentos mais emblemáticos do mundo, desabou em instantes devido a um belo e caloroso (tal como eu) incêndio, que até fez a irmã Lúcia se revirar no caixão?!
Não levem a mal isto que eu vou dizer, mas até já precisávamos uma coisa destas há algum tempo. É sempre bom ver as redes sociais repletas de Hashtags como: #PrayForParis, #PrayForCharlie, #PrayForSporting, #NotreDame, #Sad, #Luto e agora a nova #PrayForCorcunda
Estas Hashtags são mesmo bonitas! É tão bom ver as pessoas preocupadas e realmente tristes. Tenho a certeza que a Marine Le Pen já combinou com o seu pai fazer uma missa em honra das vigas assadas e do cimento queimado parisiense. Tenho a certeza que todos os refugiados que lutam pela sua vida em França e no resto do mundo, irão a essa missa e que por momentos deixarão de ser bombistas suicidas. Tenho a certeza que o aquecimento global irá parar para ver as emissões especiais na TV. Tenho a certeza de que o Donald Trump irá fazer festinhas no pulmão do nosso planeta e ele ficará muito feliz. Tenho a certeza de que daqui em diante, será muito normal ser condenado por uma piada.
Mas há coisas de que não tenho a certeza. Não tenho a certeza se os movimentos extremistas vão parar de arder tal como a catedral ardeu. Não tenho a certeza se a SIC irá abrir uma cooperativa agrícola. Não tenho a certeza se as gerações futuras poderão disfrutar de uma bela cerveja enquanto vêem o mundo a arder também. E o porquê das minhas incertezas e certezas?
Porque tal como ardeu ontem a catedral, cada dia que passa arde uma pessoa, arde uma árvore, arde um país, arde uma família, arde uma espécie.
E no fim, aquele aglomerado de madeira, cimento e de outros materiais de construção tal como o vimos ontem, poderá ser apenas uma mera fotocópia do nosso futuro.